Chuvas sazonais, asfalto precário e, principalmente, o uso indevido do celular ao volante podem ocasionar acidentes de trânsito. Casos como abalroamento, colisão e, em situações mais atípicas, o engavetamento, que ocorre quando três ou mais veículos se envolvem em colisões sequenciais.
Foi exatamente o que ocorreu no último dia 30 de setembro, no cruzamento da Rua Espírito Santo com a Avenida Euclides da Cunha, em Campo Grande (MS), onde um engavetamento envolvendo oito veículos mobilizou equipes da Agetran, Samu e agentes de trânsito.
A cena chamou atenção não apenas pelo número de carros envolvidos, mas também pelas dúvidas que esse tipo de ocorrência levanta: quem é o responsável? Como funciona a cobertura? E se o veículo tiver proteção veicular contratada, quem paga os prejuízos?
O diretor da SAJ – Proteção Veicular, Saul Steil Júnior, explica como a associação atua em situações como essa: “Primeiro, é preciso apurar quem foi o causador do evento. Essa prerrogativa é dos órgãos de trânsito, juntamente com a Polícia Militar. Se for definido que um associado foi o responsável pelo engavetamento, a associação cobre os danos dos outros veículos até o limite contratado. Nesse caso, ele não precisa pagar franquia pelos terceiros, pois é a cobertura de responsabilidade civil que entra em ação.”
Ou seja, mesmo diante de vários veículos envolvidos no evento, a associação organiza a distribuição da cobertura com base no valor total definido no contrato. Isso significa que, se o limite for, por exemplo, R$ 100 mil, esse montante será rateado proporcionalmente entre os prejuízos identificados, considerando laudos e orçamentos.
Se o associado for uma das vítimas, e não o causador, o processo muda.
“O associado aciona sua própria proteção veicular, paga a franquia normalmente para o reparo do veículo, e a associação entra com o processo de reembolso junto ao verdadeiro causador do acidente”, explica Saul.
Embora ninguém saia de casa esperando se envolver em um acidente, a verdade é que imprevistos acontecem. Ter uma proteção veicular que ofereça suporte completo, do reboque à assistência jurídica, é uma forma de garantir tranquilidade mesmo em momentos difíceis.
Sobre a SAJ
A SAJ oferece proteção para particulares, empresas, motoristas de aplicativo e frotistas, com planos personalizados e atendimento humanizado. Em casos como o do dia 30 de setembro, contar com uma empresa com mais de 10 anos de experiência faz toda a diferença.
📞 Fale com a SAJ e tire suas dúvidas:
📱 67 99191-9191
🌐 www.sajclub.com.br
🔐 SAJ – Proteção veicular, locação e rastreamento.
